terça-feira, 30 de novembro de 2010

Tenha cuidado com as ideias de Daniel Spencer!

Já ouviu falar em Daniel Spencer? Quando viajei ao RS para participar de um Congresso Adventista na cidade de Gramado (2010), fui abordado durante uma sessão tira-dúvidas sobre as ideias do missinário português que, em vários lugares do Brasil (especialmente), têm gerado fanatismo e divisão.

Quando me posicionei sobre o assunto, o alvoroço foi formado. Algumas pessoas vieram me procurar na saída para “pedir satisfações” e defender o irmão Spencer que, na opinião de alguns deles, “tem sido usado por Deus para mostrar os erros da igreja” e, consequentemente, contribuir para sua “reforma”. O que mais me chamou a atenção foi o bilhete de uma mulher. Ela me atacou fortemente como se eu tivesse cometido um “sacrilégio” em expor alguns dos erros de Spencer, especialmente no que diz respeito ao uso de instrumentos de percussão no louvor. Pelo “espírito” dela pude perceber que, se a mensagem de seu pregador favorito fosse realmente de Deus, ela teria desenvolvido nela o fruto do Espírito de Gálatas 5:22, 23 e, desse modo, me tratado com mais respeito. Não foi à toa que Jesus disse: “Pelos seus frutos os conhecereis…” (Mt 7:16).

Por falar nisso, os “frutos” do “ministério” de Daniel Spencer evidenciam que, mesmo sendo ele bem intencionado, suas mensagens perfeccionistas não vêm dos Céus. A Bíblia ensina que os crentes precisam ter “a mesma disposição mental” e o “mesmo parecer” (1Co 1:10). Já as pregações do missionário causam divisão na igreja por que “inspiram” alguns a se tornarem “patrulheiros do pecado” – que trabalham para “vigiar” os defeitos dos outros. A Bíblia ensina que o centro de nossa mensagem deve ser o Cristo crucificado (1Co 2:2).

Já muitos perfeccionistas fazem de Spencer o centro de suas reflexões espirituais. Meditem nisso os sinceros… Para saber um pouco mais sobre o sensacionalismo e exageros das mensagens do orador em questão, recomendo que leia a ótima análise do blogueiro André Reis, disponibilizada em http://www.adventismorelevante.com/2009/04/rumores-do-fim.html Reis também teve acesso às palestras do irmão que têm circulado “à vontade” entre nossos membros (me pergunto: quantos livros de Ellen White eles promovem na igreja?) e, por isso, o que ele escreveu é embasado naquilo que é conhecido pela experiência pessoal.

Espero que depois desse breve artigo nenhum seguidor de Spencer venha me dar lições de moral por que sei o que estou dizendo. Não nego as boas intenções de tal pregador (quem sou eu para julgar os motivos dos outros?) mesmo que discorde fortemente de seu “método evangelístico”, que se preocupa mais em “reconverter” adventistas do que em regenerar os de fora da igreja. Ao invés de espalhar por aí os cds dele, separe tempo para pregar o evangelho eterno contextualizado nos “Últimos Três Recados de Deus à Humanidade” (ou Três Mensagens Angélicas) de Apocalipse 14:6-12.

Essa é a sua e a minha missão a ser cumprida antes de Cristo voltar em glória e majestade: “Pois haverá tempo em que não suportarão a sã doutrina; pelo contrário, cercar-se-ão de mestres segundo as suas próprias cobiças, como que sentindo coceira nos ouvidos; e se recusarão a dar ouvidos à verdade, entregando-se às fábulas. Tu, porém, sê sóbrio em todas as coisas, suporta as aflições, faze o trabalho de um evangelista, cumpre cabalmente o teu ministério.” (2Tm 4:3-5).

Autor: Leandro Quadros


Nenhum comentário:

Postar um comentário