sábado, 1 de janeiro de 2011

Anuncia-lhes quão grandes coisas o Senhor te fez...

Um feliz ano novo Geração Esperança! Que possamos neste ano que se inicia erguer ainda mais as nossas vozes anunciando o breve retorno do nosso Senhor Jesus Cristo.

A reflexão que desejo compartilhar com vocês neste primeiro sábado e primeiro dia do ano (sábado missionário) é parte de um sermão do irmão Arlindo, pregado hoje.

Antes para que possam acompanhar o raciocínio, leiam a história relatada em Marcos 5:1-20

Deste texto extrairemos algumas considerações importantes.:

Jesus acabara de realizar um grande milagre entre os discípulos, quando fez com que o mar e os ventos se acalmassem. Agora estava Ele atracando em segurança com seus discípulos na província de Gardarenos, pertencente a Decápolis, e junto com Ele a fama de que havia curado a muitos e a todos quantos teve contato havia realizado maravilhas. Ao descer do barco vem ao seu encontro um "louco", um jovem que a muito não tinha sua saúde mental sã, graças a uma casta de demônios que há anos o atormentava.

Mas ali estava o único que poderia livrá-lo daquele mal e também os seus discípulos que se preparavam para em breve fazer realizações maiores que as de Jesus (palavras do próprio Mestre em João 14:12). Mas qual não é nossa surpresa ao ver os discípulos se apavorarem e correrem diante da manifestação do inimigo de Deus sobre aquele jovem.

A serva do Senhor comenta o relato da seguinte maneira:

"Os discípulos e seus companheiros fugiram aterrorizados; notaram, porém, depois, que Jesus não Se achava com eles, e voltaram em Sua procura. Encontrava-Se onde O tinham deixado. Aquele que acalmara a tempestade, que enfrentara anteriormente a Satanás, vencendo-o, não fugiu em presença desses demônios." O Desejado de Todas as Nações págs, 337

Então em uma situação inédita Jesus troca algumas palavras com aqueles que possuíam o corpo daquele rapaz e pergunta: Qual é o seu nome? Legião, responderam-lhe, porque somos muitos (cerca de seis mil demônios). Faço aqui uma pausa da idéia original da reflexão e chamo a atenção dos Jovens para o nome, algo familiar? Pois é, eu já fui um grande fã da banda Legião Urbana, que com certeza não teve seu nome a inspiração nos anjos celestes, senão nos mesmos anjos caídos que tragavam a vida do jovem de nossa história. As letras de Renato Russo (cantor e compositor da banda) que ora pareciam inteligentes e inspiradoras, hoje percebo conter nas mesmas uma grande dose de espiritismo e até mesmo de oposição direta ao Criador do universo.

Voltando ao contexto principal, agora Jesus é interpelado por aqueles demônios para que o Mestre não os expulsasse para longe dali. Ora qual seria o propósito satânico nesse pedido, quando mais a frente eles imploram para que os jogassem nos porcos que por ali passavam?

Aquela era uma região de gentios, ou seja, não havia judeus por ali e a criação de porcos era uma das principais fontes de rendas a partir da venda de suas carnes. Com isso, através do consentimento de Jesus, possuíram aqueles demônios uma manada de porcos (cerca de 2 mil porcos) que por ali passavam, e logo foram os mesmo precipitados ao abismo.

Uma pergunta: Os anjos maus morreram? Claro que não! Somente serão destruídos no juízo final, mas então qual era a estratégia de Satanás? Com o ocorrido ele endureceu o coração do povo daquela região, que não mais quis aceitar suas palavras por ter Jesus dado a eles um enorme prejuízo.

Mas quando parece que Jesus finalmente fora derrotado pela astúcia do inimigo, Ele demonstra porque é considerado a fonte do saber.

Diz o relato que o jovem foi completamente transformado interiormente (tendo de volta sua sanidade) e exteriormente (quando o povo veio ver o que estava acontecendo reparou que o jovem estava limpo e com roupas novas). Jesus ao transformar a vida das pessoas ele coloca sobre elas o manto de sua justiça e esta começa a mostrar frutos visíveis, aqui demonstrados pela aparência exterior renovada.

Só que apesar do feito de Jesus, tinha sido Ele rejeitado por aquele povo e não seria possível sua permanência naquele lugar a fim de pregar a mensagem de salvação.
Mas o plano do Salvador estava na vida daquele jovem, que ao demonstrar vontade de acompanhar Jesus recebeu a seguinte ordem do mestre:

"Vai para tua casa, para os teus, e anuncia-lhes quão grandes coisas o Senhor te fez, e como teve misericórdia de ti." Marcos 5:19

Um dia fomos transformados pelo poder de Jesus, e hoje Ele nos conclama a testemunharmos a obra de Suas mãos nas nossas vidas. Ao entrar na sua cidade aquele jovem foi recebido com festa e no céu veremos muitas pessoas que foram salvas mediante a transformação visível operada por Jesus na vida daquele mancebo.

E nós? Temos anunciado Jesus nos nossos círculos de amizade, no ambiente de trabalho, aos nossos parentes? Nosso testemunho de uma vida transformada é capaz de levar pessoas a aceitar a Cristo, quando nem mesmo a própria palavra pregada não é capaz? Jesus sabia que sua permanência naquela cidade poderia endurecer o coração de muitos, onde pelo poder do testemunho foi possível penetrar a mensagem em seus corações.

Embora o povo de Gergesa não houvesse recebido a Jesus, Ele não os abandonou às trevas que tinham preferido. Quando lhes pediram que Se afastasse deles, não Lhe tinham ouvido a palavra. Ignoravam o que estavam rejeitando. Portanto, Ele lhes tornou a enviar a luz, e por intermédio daqueles a quem não recusariam ouvir:

"Ocasionando a destruição dos porcos, era desígnio de Satanás desviar o povo do Salvador, e impedir a pregação do evangelho naquela região. Esse próprio acontecimento, no entanto, despertou todo o país como nenhuma outra coisa o poderia ter feito, atraindo a atenção para Cristo. Embora o próprio Salvador partisse, permaneceram os homens curados, como testemunhas de Seu poder. Os que haviam sido instrumentos do príncipe das trevas, tornaram-se condutos de luz, mensageiros do Filho de Deus. Os homens maravilhavam-se ao ouvir as assombrosas novas. Abriu-se naquela região uma porta ao evangelho. Quando Jesus voltou a Decápolis, o povo aglomerou-se ao Seu redor, e durante três dias, não somente os habitantes de uma cidade, mas milhares de toda a região circunvizinha, escutaram a mensagem da salvação. O próprio poder dos demônios está sob o domínio de nosso Salvador, e a operação do mal é sujeitada para o bem." O Desejado de Todas as Nações págs. 340-341

Que possamos também ser luzeiros do Senhor, levando sua luz por onde passarmos, sem escondê-la de ninguém, cônscios de que o nosso Senhor planeja uma grande obra por meio daqueles que por Ele são transformados.

Amém!

Autor: Thiago Costa

Nenhum comentário:

Postar um comentário